Necessidade & Dependência
Ao ler este título muitos de nós vamos sentir que são amigos inseparáveis, outros vão tentar separar estes dois sentires mas quantos de nós vamos conseguir compreender as nossas necessidades sem ficarmos dependentes delas ou do que seja?
A verdade é que nem sempre sabemos o que é mais complicado para nós, se compreender as nossas necessidades se nos libertarmos dos apegos e dependências que fomos tendo como muletas e auxiliares de caminhada.
Olhamos para quem somos e muitas vezes não conseguimos compreender o que queremos e desejamos mas sabemos que necessitamos de algo que nos preencha, de algo que nos venha dar sentido ao que não temos, de algo que nos dê de fora o que não temos dentro e que tantas vezes só sabemos necessitar porque teimamos em pedir-exigindo o que acreditamos que nos faz falta mas nem assim conseguimos verdadeiramente olhar-nos e ser verdadeiros connosco dizendo que necessitamos...
Queremos, queremos, e queremos mas será mesmo que queremos por necessidade nossa? Será que não estamos a querer por ser mais fácil dizer que precisamos de algo que cuidar de nós? Será que não necessitamos por mais uma dependência a que nos fomos acostumando e que mais uma vez se torna nessa zona de conforto em que resolvemos viver?
Será que essa zona de conforto não é apenas mais um engano e uma dependência que fomos agarrando como forma de obter a atenção de alguém que não nós? Porque não nos damos nós a nós mesmos esse tempo de presença e de capacidade de observação de quem somos, porque continuamos nós em processos de julgamento e de negação de quem somos incapazes de vermos quem somos e quais as nossas reais necessidades, onde a dependia não faz parte do pacote.
Este e muitos outros temas podem ser trabalhamos a dois nas sessões de Psicoterapia Transpessoal. O que espera para ter tempo para si?
Namasté!
Vanessa Barros Albernaz
Comments